Saturday, May 17, 2008

Colegas de Carruagem

Tal como nos tempos em que estudava, também aqui já começo a conhecer “os meus colegas de comboio”. Ora aqui vai uma pequena amostragem:
  • A mocinha de laranja: é uma rapariga que, esta semana foi todos os dias vestida com umas calças cor de laranja fluorescente e um casaco de malha branco. Toma sempre o pequeno-almoço no comboio: uma garrafa de leite com chocolate e uma sandes de fiambre; ouve música pelo telemóvel e nos últimos dias anda com problemas na ligação do telefone porque a carruagem inteira vai a ouvir a música dela (não sai som pelos phones);
  • A Beata: é uma senhora de idade que todos os dias se senta a ler a Bíblia; costuma ir para o Porto e compra o bilhete a bordo, quando chega o revisor. Ainda não entendi se gosta de conversar, se não sabe tirar bilhetes na máquina ou se nunca se apercebeu que as “bilheteiras humanas” estão abertas àquela hora;
  • A Inconsciente: é uma outra senhora que tem a mania que é jovem. No auge dos seus 40 e muitos anos anda vestida como os estudantes que encontro por aí na rua. Para além disso chega sempre atrasada, entra a correr, senta-se, maquilha-se, avalia as pessoas que estão à sua volta, põe os óculos escuros e tenta dormir (como tem os óculos nunca percebi se, até eu sair, ela chega mesmo a adormecer);
  • As Gémeas: são exactamente iguais, gémeas verdadeiras e andam sempre juntas, vestidas de igual mas de cor diferente. Estudam no Porto em áreas diferentes e todos os dias falam dos trabalhos que fizeram, dos que não fizeram e deviam ter feito e dos que fizeram e não deviam ter feito. Adoram os Anjos e queriam ir ao Rock in Rio mas não vão.
  • A Chaminé: é um mocinho que fuma 2 cigarros antes de entrar no comboio. Não sei se é stress de ir andar de comboio (sim, é sempre uma emoção), se lhe assusta a ideia de ter de ficar 1h sem fumar enquanto faz a viagem, ou se por e simplesmente gosta de ingerir muita nicotina logo de manhã. Seja como for, pela pinta eu diria que estuda arquitectura ou pelo menos tenta estudar…. Mas, claro que isto é só o meu tiro no escuro.
  • A Vizinha: mora ao pé de mim e acaba sempre de se arranjar a meio caminho: brincos, colar e pequeno-almoço são coisas a fazer no comboio, quando este já está em andamento. Às vezes ainda a vemos a entrar na carruagem e a vestir a camisola ou a acabar de apertar os botões do casaco de malha.
Finalmente há todas as outras pessoas que não têm nenhuma característica em especial, os mocinhos quase todos usam gel… cabelo espetado, calças à boca de sino, ligeiramente apertadas em cima e regra geral, toda a gente vai a ouvir a sua música (ou a música da mocinha das calças laranja)!

1 comment:

Susana said...

Gostei das descrições! ;)

Por aqui não comboios,nem metropolitano, nem eléctricos...

Só urbanas e mini-buses ("autocarro" é palavra desconhecida por cá) e taxis (gosto particularmente de um todo verde, cujo dono é do SPORTING).

Boa semana!